Ir para o conteúdo

Município de Ponte de Lima organiza fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

2021-03-24

14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura - fase intermunicipal
uma celebração da leitura a partir de Ponte de Lima

Terão lugar, no dia 9 de abril de 2021, as provas da fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, a partir de Ponte de Lima, organizadas pela Biblioteca Municipal em parceria com os agrupamentos de escolas e bibliotecas municipais do Alto Minho.

Esta fase, de caráter regional, servirá para celebrar a festa da leitura no Alto Minho, com a participação dos alunos dos 10 concelhos alto-minhotos e para apurar 2 alunos por cada nível de ensino, que representarão a sua região na final do Concurso Nacional de Leitura (CNL), a realizar no próximo dia 5 de junho, em Oeiras.

No dia 9 de abril, poderá participar nesta festa do livro e da leitura a partir das redes socias da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, em www.facebook.com/BibliotecaMunicipalPontedeLima.

O Concurso Nacional de Leitura é o maior evento de promoção de leitura dirigido a estudantes e envolve centenas de alunos e professores de todo o país. Visa estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário. 

A Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, cuja coordenação é da responsabilidade da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) na qualidade de parceira do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), é anualmente realizada por uma biblioteca pública/municipal selecionada para o efeito em cada uma das 23 comunidades intermunicipais (CIM) e áreas metropolitanas (AM) de Portugal Continental.