Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho reforça modernização tecnológica das bibliotecas municipais com entrega de 110 computadores

2025-03-17
Investimento beneficia milhares de utilizadores e promove inclusão digital na região

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) entregou 110 novos computadores às dez bibliotecas municipais da região, reforçando significativamente a modernização tecnológica da Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM). Os equipamentos informáticos, exclusivamente dedicados aos espaços de acesso público das bibliotecas, estão disponíveis para utilização gratuita por todos os cidadãos, contribuindo para a democratização do acesso às tecnologias.

"Este investimento representa um passo decisivo na nossa estratégia de promoção da literacia digital e na melhoria dos serviços públicos que prestamos aos cidadãos do Alto Minho", afirma o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista. "As bibliotecas assumem hoje um papel fundamental como centros de conhecimento e inclusão digital na comunidade."

Este projeto foi integralmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através de um contrato estabelecido entre o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e a CIM Alto Minho, no âmbito da medida "Modernização da Infraestrutura tecnológica da rede de equipamentos culturais”, integrada na componente de investimento "RE-C04-i01 - Redes Culturais e Transição Digital”.

Para além da renovação do parque informático das bibliotecas municipais o contrato de financiamento celebrado com a CIM Alto Minho permitiu também a criação do novo catálogo digital da Biblioteca Municipal de Valença, acessível desde o passado dia 8 de janeiro em https://catalogo.bibliotecas.cm-valenca.pt, representando um investimento global de cerca de 110 mil euros.

O projeto contou ainda com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceiro técnico do GEPAC na seleção e acompanhamento das bibliotecas integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).

A iniciativa visa modernizar e melhorar os serviços das bibliotecas públicas municipais, promovendo a transição digital, respondendo às atuais exigências tecnológicas e impulsionando a literacia digital da população do Alto Minho.

Refira-se que a Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho foi formalmente constituída a 12 de novembro de 2018, no âmbito de um acordo de cooperação entre a CIM Alto Minho e a DGLAB, integrando as dez bibliotecas dos municípios do Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. 

Esta rede de trabalho colaborativo tem como objetivos otimizar e rentabilizar os serviços e recursos disponíveis em cada uma das bibliotecas, beneficiando do efeito de escala, desenvolver projetos comuns e ampliar a intervenção cultural na comunidade, garantindo um serviço mais eficiente e sustentável. 

As bibliotecas municipais do Alto Minho disponibilizam gratuitamente um vasto conjunto de serviços, como empréstimo de livros e interbibliotecas, consulta presencial e online de jornais e revistas, catálogo coletivo digital, apoio à pesquisa, atividades de promoção da leitura e literacia digital, além do acesso gratuito a computadores e Internet.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi