Ir para o conteúdo

Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

2023-01-17
O Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Cávado, Alto Minho e Ave, apresenta, no próximo dia 20 de janeiro, às 10h30, no Museu dos Biscainhos em Braga, o livro “Histórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, contando com a apresentação da jornalista Laurinda Alves. 
 
A obra reproduz e eterniza os textos que suportaram as conferências promovidas nos últimos dois anos no âmbito do programa “Histórias do Minho – Narrativas do Feminino de uma Geografia Identitária”, que percorreu os 24 concelhos do Minho, envolvendo investigadores, especialistas e artistas, contando com uma grande adesão por parte das próprias comunidades. 
 
Esta iniciativa aprofunda e promove a identidade cultural do Minho, destacando os papéis assumidos pelas mulheres na construção e desenvolvimento da região ao longo do tempo. Apela ao reconhecimento da realidade histórica numa narrativa que liga o passado ao presente, gerando um itinerário contemporâneo, portador e congregador de saberes e valores identitários de uma cultura que, mais do que nunca, importa estudar, conhecer e cuidar. 
 
O livro espelha a importância desses contributos de diferentes olhares e saberes, dando visibilidade a contextos, realidades, coletivos femininos e personagens que fazem despertar para a preservação desta mesma memória.  
 
O projeto que deu origem ao livro “Histórias do Minho – Narrativas do Feminino de uma Geografia Identitária” está inserido no projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020. 

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi