Ir para o conteúdo

"Teresa, infanta de Leão e condessa de Portucale"

2021-11-15
Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” no dia 27 de novembro em Ponte de Lima, com transmissão online 


O Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, promove mais uma vez no próximo dia 27 de novembro, em Ponte de Lima, o Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

A 19.ª conferência, a realizar no Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, pelas 15H30, subordinada ao tema “Teresa, infanta de Leão e condessa de Portucale ", pretende constituir um momento de reflexão sobre a figura de Teresa de Leão que continua hoje a despertar um significativo interesse que resulta grandemente do relevante papel que teve na configuração política do Noroeste hispânico, nas décadas que imediatamente antecedem a formação de Portugal. Uma revisitação dos principais momentos do seu governo permitirá compreender melhor a força e a capacidade interventiva que caracterizaram a sua personalidade. 

A conferência irá contar com a participação de um reputado painel de investigadores, constituído por Luís Carlos Amaral, Professor Auxiliar do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador do CITCEM, por Arnaldo Sousa e Melo, Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e por Maria Joana Costa Gomes, Investigadora do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A mesa redonda será moderada por Carla Sofia Ferreira Queirós, doutora em História da Arte e docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Esta sessão contará ainda com a participação do Grupo Vocal Ançable que interpretará trechos musicais do século XII do reino de Leão. 
Esta sessão será transmitida on-line através  link: https://www.facebook.com/municipiopontedelima

O Ciclo de Conferências que percorre os 24 municípios do Minho pretende valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar. 

Seguem-se ainda no mês de novembro a conferência Mondim de Bastos, no dia 29 e em dezembro, no dia 4, em Arcos de Valdevez, no dia 8, em Braga, no dia 10 em Paredes de Coura e no dia 11 em Valença. 
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi