Ir para o conteúdo

“VALDOSENDE: Papel das mulheres num processo de conflito e mudança”

2021-10-22
Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” no dia 6 de novembro em Terras de Bouro, Valdosende, com transmissão online 


O Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, promove mais uma vez no próximo dia 6 de novembro em Terras de Bouro, Valdosende, o Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

A 16.ª conferência, a realizar no Salão do Centro de Solidariedade Social de Valdosende, em Terras de Bouro, pelas 19H, subordinada ao tema “Valdosende: papel das mulheres num processo de conflito e mudança ", pretende constituir um momento de reflexão sobre a dimensão religiosa no Minho a partir de caso de Valdosende, num processo de mudança em que o papel das mulheres foi determinante. Em 1970, num país em que os católicos ascendiam a mais de 90%, a aldeia do Assento (Valdosende) tornou-se protestante, na sequência de um conflito com a paróquia. 

A conferência irá contar com a participação de um reputado painel de investigadores, constituído por Helena Vilaça, Professora Associada com Agregação no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo fundado e atualmente coordenado a secção de Sociologia da Religião da Associação Portuguesa de Sociologia, por José Carlos Lopes de Miranda, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais de Braga da Universidade Católica Portuguesa e por João Manuel Duque, Professor Catedrático na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e Pró-Reitor. 

A mesa redonda será moderada por Maria Amélia Ribeiro de Carvalho, docente da Universidade do Minho. Esta sessão será transmitida on-line através  link: https://www.facebook.com/municipiodeterrasdebouro
 
Neste Ciclo de Conferências que percorre os 24 municípios do Minho, pretende-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar. 

Seguem-se ainda no mês de novembro as conferências em Vieira do Minho, no dia 14, às 15Hh30, com o tema “Fugir do Mundo e Fundar Portugal, o ‘Martírio Verde’ de Santa Senhorinha no Mosteiro de S. João de Vieira do Minho”, em Vila Nova de Famalicão, no dia 20 de novembro e em Ponte de Lima no dia 27 do mesmo mês. 

A participação nestas sessões é gratuita, contudo solicitamos que a inscrição seja efetuada através do link www.minhoin.com, de forma a procedermos à respetiva reserva. 
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi