Ir para o conteúdo

Minho recebe Seminário Internacional sobre Enogastronomia

2021-10-18
O evento acontece nos dias 22 e 23 de outubro na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

O Consórcio Minho Inovação – que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave – com um âmbito de intervenção num total de 24 municípios, vai realizar nos próximos dias 22 e 23 de outubro, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo um seminário internacional sobre enogastronomia, sob o desígnio da marca “Amar o Minho”.


Esta iniciativa, apoiada pelo Norte 2020, no âmbito do projeto “Minho Região Europeia da Gastronomia” pretende aprofundar o debate sobre o potencial dos recursos endógenos – em particular, do Agroalimentar e da Gastronomia - enquanto instrumento de valorização económica das economias locais (particularmente em espaços de baixa densidade), através da apresentação de diversas experiências nacionais e internacionais. 


O primeiro dia de seminário, integra três painéis temáticos, designadamente “Boas Práticas das Regiões Europeias da Gastronomia”; “Gastronomia – Passado e Presente” e “Enogastronomia como fator de desenvolvimento”. Nestes painéis irão intervir um reputado painel de oradores nacionais e estrangeiros, nomeadamente: Elsa Marinho, Coimbra, Região Europeia da Gastronomia 2021; Laura Landi, da East Lombardy, Região Europeia da Gastronomia 2017; um representante ainda a designar da Catalonia, Região Europeia da Gastronomia 2016 (a par do Minho Região Europeia da Gastronomia 2016); Antonieta Morais (IPVC); Gonçalo Maia Marques (IPVC); Nuno Viera e Brito (IPVC); Ana Soeiro, diretora executiva da Qualifica; Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço (NUTRIR) e Maria – Mihaela Antofie, do Centro de Investigação em Ciências Agrícolas e Proteção Ambiental da Faculdade de Ciências Agrárias, Industria Alimentar e Proteção Ambiental / Universidade Lucian Blaga de Sibiu (Roménia) (“Onion landraces, as local products in the region”). 


A hora de almoço foi dedicada ao conceito “da montanha ao prato”, da responsabilidade da do Chef Álvaro Dinis, do Restaurante Tangerina, vencedor na categoria vegana do concurso 7 Maravilhas da Nova Gastronomia. Será aproveitado este momento para valorizar os produtos endógenos e os seus sabores, através da conceção de pratos vegetarianos. Estes diferentes painéis serão moderados pelo Primeiro Secretário da CIM Alto Minho, Bruno Caldas; pelo Primeiro Secretário da CIM Cávado, Rafael Amorim e pelo Coordenador Executivo do Consórcio Minho Inovação, José Paulo Queiroz. 


Destaque ainda para a presença na sessão de abertura, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa (a confirmar); do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz e do Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Manuel da Silva Rodrigues. Na conferência de abertura estarão também presentes Joana Santos (IPVC) e Nuno Brito (IPVC), coordenadores da Carta Gastronómica do Minho e Edith Szivas em representação do International Institute of Gastronomy, Culture, Arts, and Tourism (IGCAT). 


No segundo dia será debatido o desenvolvimento territorial associado ao desenvolvimento sustentável das regiões, onde será apresentado o Referencial Gastronómico do Minho. Este dia integra ainda mais dois painéis temáticos, designadamente: “Boas Práticas da Gastronomia na Região”, da responsabilidade dos 24 municípios do Minho; “Reflexão sobre Produtos, Mercados e Hábitos da Região Minhota”, com a participação de Sara Rodrigues (IPVC); Paulo Sousa, Vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima; Bernardo Brito (Unique Flavours) e Rafael Oliveira (Feel Agency). A sessão de encerramento estará a cargo do Vice-Presidente da CCDR-N, Beraldino Pinto; do Presidente do Consórcio Minho Inovação, José Maria Costa; da Diretora do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade do IPVC (CISAS), Manuela Vaz Velho e da Diretora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Isabel Valin. 


Seguindo o mesmo conceito do dia anterior, a hora de almoço será da responsabilidade do chef António Loureiro e da historiadora Anabela Ramos. O chef galardoado com “estrela Michelin”, trará para a mesa, a importância da sustentabilidade e da relação de proximidade com os produtores locais. Já a historiadora, acompanhará o chef, comentando a evolução da gastronomia desde o século XVI até aos dias de hoje.


A participação nesta iniciativa é gratuita e poderá ter acesso à sua visualização através: https://www.facebook.com/amarominho/ 



Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi