"Entre a Terra e o Mar: as Mulheres, a Economia e o Ordenamento do território"

2021-06-18
Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” em debate no dia 26 de junho em Esposende

A 11.ª conferência, a realizar no dia 26 de Junho, em Esposende, às 17H, no Auditório Municipal de Esposende, será proferida por Ana Isabel Lopes, com o tema “Entre a Terra e o Mar: as Mulheres, a Economia e o Ordenamento do território" e pretende constituir um momento de análise e reconhecimento do papel que as Mulheres foram desempenhando ao longo do tempo numa comunidade fortemente marcada pelo mar e pelo rio, não só enquanto elemento de suporte ao trabalho e universos masculinos, mas também, e principalmente, enquanto foça autónoma que trabalha, gera, cria e governa. Ana Isabel Alves Costa irá falar sobre as comunidades litorais, onde a pluriatividade era uma evidência, designadamente entre as famílias dos marítimos. Aí, sobretudo as mulheres, praticavam várias atividades entre a terra e o mar, garantindo a continuidade entre estes espaços e os rendimentos. Era o papel indispensável das mulheres que lhes conferia um controlo da gestão da economia da casa, como demonstra a documentação da Câmara Municipal de Esposende, em ambas as margens da foz do Cávado, ao longo do século XIX, onde se observa o quão era recorrente as mulheres auxiliarem no transporte de madeira serrada, conduzindo-a pelo rio em embarcações de fundo chato puxados à vara, desde Fornelos e Gemeses, sendo-lhes paga a jorna correspondente. A documentação consultada permitiu ainda aferir que a mulher, pelo transporte desta matéria-prima, constituía-se como um importante elemento da “indústria” naval e ainda mais fundamental na proteção do território junto do Cávado e do Atlântico, através da construção e preservação de defesas contra “as areias impelidas pelo vento” e as aluviões.

A conferência irá contar com a participação de um reputado painel de investigadoras, constituído por Sara Pinto, doutorada em História e investigadora do CITCEM da Faculdade de Letras da Universidade do Porto que tem desenvolvido trabalho na área da História das Comunidades Marítimas, por Nuno Miguel Costa, antropólogo e Diretor do Museu Marítimo de Ílhavo, com trabalho académico desenvolvido sobre as questões de género na pesca do bacalhau e investigador do CIEMar-Ílhavo e ainda por Ana Isabel Alves Lopes, Mestre em História e Património pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, cuja dissertação de mestrado no estudo das causas, dos impactos e das respostas sociais e políticas face ao assoreamento da foz do rio Cávado, na freguesia de Fão, desde meados do século XVIII até 1870. A Mesa Redonda será moderada por António Maranhão Peixoto, Licenciado em História e Pós-Graduado em Ciências Documentais, opção de Arquivo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Presidente do Conselho de Administração da Empresa Esposende 2000). A conferência será transmitida on-line através do link: https://www.esposende2000.pt/pt/31-auditorio/.

Neste Ciclo de Conferências que percorrerá os 24 municípios do Minho, pretende-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar.

A participação nestas sessões é gratuita, contudo e considerando as regras de ocupação do no Auditório Municipal de Esposende por razões de segurança sanitária, solicitamos, que, na possibilidade de participação, a inscrição seja efetuada através do site www.minhoin.com, de forma a procedermos à respetiva reserva. As inscrições são limitadas assegurando as recomendações e regras da DGS (orientação 028/DGS) na prevenção do Covid_19.