"Corte na Aldeia: ambiente literário e participação feminina no século XIX Ana Amália Moreira de Sá"

2021-05-27
Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária “dia 5 de junho em Vizela com transmissão online

O Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, promove mais uma vez no próximo dia 5 de junho, em Vizela, o Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

A oitava conferência proferida pela Doutora Micaela Ramon será realizada em Vizela, às 15h30, na Casa da Cultura, subordinada ao tema Corte na Aldeia: ambiente literário e participação feminina no século XIX - Ana Amália Moreira de Sá.  Sob um título tomado do reputado escritor seiscentista, Francisco Rodrigues Lobo, em cuja obra se figura um “serão de corte” dedicado às práticas da discussão didático-moral, nesta sessão pretende-se evocar as vivências culturais em territórios afastados dos grandes centros urbanos, onde é possível rastrear práticas de sociabilidade associadas aos livros, à escrita e às tertúlias literárias. Através de uma revisitação da figura e da obra de Ana Amália Moreira de Sá, procurar-se-á dar destaque à participação feminina em atividades e contextos tradicionalmente reservados aos homens.

A conferência irá assim contar com a participação de um conceituado painel de investigadores, constituído por Micaela Ramon, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Fernando Machado, Professor Catedrática aposentado do Departamento de Filosofia do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Antero Ferreira, Diretor da Casa de Sarmento - Centro de Estudos do Património, ficando a moderação da Mesa Redonda sob a orientação da jornalista e escritora Laurinda Alves. Ainda no âmbito deste programa, haverá a leitura encenada de alguns poemas de Ana Amália Moreira de Sá, pela atriz Eva Paula Fernandes e um Momento Musical pela Sociedade Filarmónica Vizelense. Será transmitida on-line através do link https://www.facebook.com/CMVizela.

Neste Ciclo de Conferências que percorrerá os 24 municípios do Minho, pretende-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar.

Para estas conferências serão convidadas personalidades académicas com trabalho de investigação de grande relevo na área em análise – Identidade Cultural do Minho. A organização pretende, além de fornecer aos participantes os conteúdos sobre os temas propostos, promover uma experiência identitária do território, através da dinamização de um momento cultural ligado a cada uma das conferências.

Segue-se ainda neste mês, em Guimarães, no dia 19 de Junho, sábado, pelas 14h, no Paço dos Duques de Bragança, a nona conferência com o título D.ª Teresa e o governo da Terra portucalense (1112-1128), em Cabeceiras de Basto, no dia 25, sexta-feira, pelas 17H30, na Casa da Lã, sobre o tema O Minho nas Mãos das Mulheres de Bucos e ainda em Esposende, no dia 26, às 21h, com o título Entre a Terra e o Mar: as Mulheres, a Economia e o Ordenamento do Território.

A participação nestas sessões é gratuita, contudo e considerando as regras de ocupação da Casa da Cultura em Vizela, por razões de segurança sanitária, solicitamos, que, na possibilidade de participação, a inscrição seja efetuada através do link www.minhoin.com, de forma a procedermos à respetiva reserva. As inscrições são limitadas, assegurando as recomendações e regras da DGS (orientação 028/DGS) na prevenção do Covid 19.