Quinta-feira 21 de Janeiro, 2021

Exposição "Expressão Poética de Florbela Espanca" na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
CM Ponte de Lima

O Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, vai promover uma exposição sobre a vida e obra de Florbela Espanca no mês em que se assinala o aniversário e desaparecimento da poetisa (1894-1930).

Intitulada “A expressão poética de Florbela Espanca“ esta exposição aborda a vida, a produção literária e o pensamento daquela que é considerada uma das mais importantes figuras femininas da literatura portuguesa.

Ao longo dos seus breves, porém intensos, trinta e seis anos, escreveu poesia, contos, um diário e epístolas, tendo sido responsável pela tradução de vários romances para a língua portuguesa e pela colaboração em revistas e jornais.

A vida cheia de episódios controversos e a sua postura pouco comum para uma mulher àquela época elevaram Florbela ao posto de uma das primeiras feministas de Portugal.

A mostra biobibliográfica desta exímia sonetista decorre de 21 de dezembro de 2020 a 31 de março de 2021 na varanda interior da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.