Sábado 31 de Julho, 2021
pesquisa
# # #
#
Bem-vindo
Bem-vindo ao site da Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM). Um espaço de partilha de informação sobre as atividades da RIBAM, um espaço de promoção do livro e da leitura e um ponto de encontro para profissionais da área da informação e documentação. Conheça a nossa rede e as bibliotecas que a constituem! A partir deste espaço poderá também aceder ao nosso catálogo coletivo documental.
  • PT
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Notícias



Aplicação disponibiliza milhares de jornais e revistas digitais aos quase 22.000 utilizadores inscritos na Biblioteca Municipal
Câmara Municipal de Viana do Castelo


A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai disponibilizar um novo serviço gratuito, através da aplicação Press Reader, para possibilitar que os 21.877 utilizadores inscritos na Biblioteca Municipal vianense tenham acesso digital a mais de 7.600 publicações nacionais e internacionais.

Para aceder basta estar inscrito como utilizador da Biblioteca Municipal ou aceder ao espaço de leitura da própria Biblioteca. A solução, distribuída pela WECUL, vai assim permitir o acesso digital, seguro e simples, a milhares de jornais e revistas.

O presidente da Câmara Municipal acredita que, com esta aplicação, “Viana do Castelo deu um enorme salto no mundo digital”, já que esta é uma ferramenta importante e “muito válida” em tempos de pandemia. “Estamos a prestar um serviço público à comunidade. Democratizar o aceso à informação é essencial”, realça José Maria Costa.

O utente apenas tem de descarregar a aplicação PressReader ou aceder ao website www.pressreader.com, entrar através da opção Bibliotecas e Grupos, selecionando Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, digitando depois as credenciais associadas ao seu cartão de leitor (número e pin).

A Biblioteca Municipal, desenhada por Álvaro Siza Vieira, tem uma área total de 3.130 metros quadrados divididos por dois pisos, sendo o piso inferior destinado aos serviços técnicos, gabinetes de trabalho e de consulta especializadas, áreas de depósito e de atendimento, reservando-se o andar sobrelevado às salas de leitura para adultos e crianças. Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 100 mil livros.

Enquadrada com o rio e com o centro histórico da cidade, a Biblioteca foi construída em betão branco, que recobre uma complexa estrutura em ferro, sendo o embasamento em granito. As salas são inundadas de luz natural graças aos originais lanternins e às grandes janelas panorâmicas sobre o rio Lima.