Minho IN marca presença na BTL 2014

2014-03-07

Mais um passo para reforçar o potencial turístico do Minho

O Consórcio Minho IN vai estar presente de 12 a 16 de março na BTL 2014 – Feira Internacional de Turismo, no Parque das Nações, em Lisboa, contando para o efeito com um stand próprio, no espaço da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Aproximar o potencial turístico do território do Minho – natural, patrimonial, cultural, gastronómico – aos mercados e agentes do sector turístico, é um dos principais objetivos desta presença, permitindo assim incentivar a atração de novos turistas e visitantes, fundamentais para alavancar o desenvolvimento e o crescimento desta região.

No espaço Minho IN serão destacados os principais fatores que identificam e distinguem este território, numa lógica de afirmação desta região como destino turístico de qualidade. Pretende-se, assim, obter escala e dimensão a partir da promoção e divulgação das complementaridades que os vários municípios apresentam e identificar fatores que contribuam para o aumento da competitividade das empresas e da qualificação dos empresários locais.

Esta participação, que conta com o apoio do ON.2 - O Novo Norte, vem responder ao definido na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho IN, que elegeu o turismo como um sector estratégico para o desenvolvimento do território Minho. Foram definidos como prioridades os seguintes produtos: golfe; aldeias, solares e jardins; artes e produtos tradicionais; enoturismo; turismo de natureza; gastronomia e saúde e bem-estar (termas). O Minho IN pretende, assim, com esta presença na BTL 2014 reforçar o potencial turístico do Minho, associando-se ao Programa de Hosted Buyers, uma parceria com o Turismo de Portugal, a TAP Portugal e com a colaboração de outras entidades. Este programa tem como principal objetivo a promoção externa do destino Portugal - neste caso concreto do território Minho, funcionando através do agendamento de reuniões entre as empresas nacionais expositoras na BTL e os compradores estrangeiros convidados pela organização.

Destaque, ainda, para o momento alto desta participação, o dia 12 de março, pelas 17h00, dia dedicado ao Minho. Neste sentido, o Consórcio Minho IN convida todos os interessados a estar presente na assinatura do protocolo “Minho IN 2014-2020” que tem por objeto a participação do Consórcio Minho IN no processo de preparação do próximo período de programação dos fundos estruturais (2014/2020), designadamente no que se refere à promoção de uma perspetiva integradora do desenvolvimento turístico e do potencial endógeno do Minho.

No âmbito da sua participação, no mais importante certame turístico a nível nacional, o Minho IN irá dinamizar o seu espaço, através de um vasto programa de animação promovido em parceria com os 24 municípios do Minho. A animação contempla desde a promoção de grandes eventos como o Festival de Folk Celta, de Ponte da Barca a
Festas das Cruzes de Barcelos, a reabertura das Termas de Vizela e do Hotel Bienestar, até aos tradicionais ranchos folclóricos (ver programação). Todos os dias da feira, pelas 17h00, haverá também um momento, “Minho IN Happy Hour”, envolvendo uma degustação de produtos locais acompanhada de provas de vinho verde da região, numa ação de promoção inserida no projeto PROVE MINHO IN.
Para mais informações consulte o nosso site www.minhoin.com ou siga-nos através do Facebook.

Programa de Animação BTL 2014

Dia 12 de março de 2014 (quarta-feira)| Dia do Minho
• 15h00 – Barcelos - Apresentação da Festa das Cruzes
• 17h00 - Assinatura de Protocolo “Minho IN – Próximo período de programação dos fundos estruturais 2014-2020”