Ir para o conteúdo

Minho IN promove conferência internacional sobre o potencial turístico da água

2013-10-28

“O Potencial Turístico da Água” foi o tema da conferência internacional que o Consórcio Minho IN, em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, realizou no passado dia 30 de outubro, às 10h00, no Centro de Remo, em Viana do Castelo.


No “Ano Internacional da Cooperação pela Água 2013”, o Consórcio Minho IN propôs-se com esta iniciativa aprofundar o debate sobre o potencial turístico da água, enquanto instrumento de valorização económica das economias locais, particularmente em espaços de baixa densidade, apresentando diversas experiências nacionais e internacionais e comparando as diferentes práticas dos Agrupamentos Europeus de Cooperação Transfronteiriça (AECT) existentes na Europa.


A conferência que decorreu durante todo o dia, foi integrada por 2 painéis temáticos, designadamente “A Cooperação Territorial: Mar, Rios e Portos| Balanços e Perspetivas” e “A água e os produtos turísticos| Estudo de Caso”. Nestes painéis interviram um reputado painel de oradores nacionais e estrangeiros, nomeadamente, Nuno Almeida, Coordenador da Unidade para a Cooperação Estratégia da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N); Xosé Lago Garcia, Subdiretor-geral das Relações Exteriores e da Cooperação Transfronteiriça da Junta da Galiza; Roberto Ciambetti, Ministro Regional do Orçamento e da Autoridade Local da Região Veneto e representante do AECT Euregio Senza Confini; Antonio Franzina, Chefe de Gabinete do Ministro Regional da Região Veneto; Vítor Lemos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; Rosário Van Zeller, da Empresa “Águas do Gerês”; Tomas Ares, Administrador do Grupo Tesal; José Juan Durán Hermida, Presidente dos Portos da Galiza; Roberto Pirzio Biroli, Arquiteto e representante Região Friul-Veneza Júlia e Ilona Cieslicka, da empresa Vertical Dream, Atividades e Formação Outdoor. Estes diferentes painéis serão moderados por Francisco Calheiros, Coordenador Executivo do Consórcio Minho IN e Juan Lirón, Diretor do AECT Galicia-Norte de Portugal (GNP-AECT)/G. Destaque para a presença, na sessão de abertura, do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa e no encerramento para o Presidente da CCDR-N, Emídio Gomes e da Diretora de Turismo da Galiza, Nava Castro Domínguez.


Esta conferência surgiu na sequência da participação, do Consórcio Minho IN, nos OPEN DAYS 2013 – Semana Europeia das Regiões e Cidades, em Bruxelas. Os OPEN DAYS são uma iniciativa do Comité das Regiões da União Europeia (UE) e da DG REGIO da Comissão Europeia e constituem o mais importante evento europeu de periodicidade anual dirigido às regiões e autarquias locais, reunindo milhares de decisores políticos e especialistas para debater e analisar o futuro da Política de Coesão da UE. E, tal como no ano anterior, o Consórcio Minho IN associou-se aos OPEN DAYS – que decorreram de 7 a 10 de outubro - através da organização de um workshop – conjuntamente com a cidade de Guimarães, com o Norte de Portugal, com Pontevedra (Espanha), com a cidade de Pula – Pola (Hungria), com a região de Sterea Ellada (Grécia) e com a região de Veneto (Itália) – que foi levado a cabo no dia 9 de outubro, às 14h00, na Fundación Galicia Europa, em Bruxelas. Sob a temática “Europa das Tradições – uma ligação através da água”, este workshop foi uma oportunidade para discutir, comparar e trocar diferentes práticas sobre o potencial da água enquanto instrumento de desenvolvimento regional e abordar as diferentes práticas dos AECT existentes na Europa.


Programa

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi