Minho IN marca presença na BTL 2013

2013-02-19

Mais um passo para reforçar o potencial turístico do Minho

O Consórcio Minho IN vai estar presente, de 27 de fevereiro a 3 de março, na BTL 2013 – Feira Internacional de Turismo, no Parque das Nações, em Lisboa, contando para o efeito com um stand próprio, no espaço da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Aproximar o potencial turístico do território do Minho – natural, patrimonial, cultural, gastronómico – aos mercados e agentes do sector turístico, é um dos principais objetivos desta presença, permitindo assim incentivar a atração de novos turistas e visitantes, fundamentais para alavancar o desenvolvimento e o crescimento desta região.

No espaço Minho IN serão destacados os principais fatores que identificam e distinguem este território, numa lógica de afirmação desta região como destino turístico de qualidade. Pretende-se, assim, obter escala e dimensão a partir da promoção e divulgação das complementaridades que os vários municípios apresentam e identificar fatores que contribuam para o aumento da competitividade das empresas e da qualificação dos empresários locais.

Esta participação, que conta com o apoio do ON.2 - O Novo Norte, vem responder ao definido na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho IN, que elegeu o turismo como um sector estratégico para o desenvolvimento do território Minho. Foram definidos como prioridades os seguintes produtos: golfe; aldeias, solares e jardins; artes e produtos tradicionais; enoturismo; turismo de natureza; gastronomia e saúde e bem-estar (termas). O Minho IN pretende, assim, com esta presença no 25º aniversário da BTL 2013, reforçar o potencial turístico do Minho, associando-se ao Programa de Hosted Buyers, uma parceria com o Turismo de Portugal, a TAP Portugal e com a colaboração de outras entidades. Este programa tem como principal objetivo a promoção externa do destino Portugal - neste caso concreto do território Minho, funcionando através do agendamento de reuniões entre as empresas nacionais expositoras na BTL e os compradores estrangeiros convidados pela organização.

Destaque, ainda, para o momento alto desta participação, o dia 28 de fevereiro, dia dedicado ao Minho. Neste sentido, o Consórcio Minho IN convida todos os municípios e demais interessados a estar presente na assinatura do protocolo ”Minho IN 2014-2020” que tem por objeto a participação do Consórcio Minho IN no processo de preparação do próximo período de programação dos fundos estruturais (2014/2020), designadamente no que se refere à promoção de uma perspetiva integradora do desenvolvimento turístico e do potencial endógeno do Minho.

No âmbito da sua participação, no mais importante certame turístico a nível nacional, o Minho IN irá dinamizar o seu espaço, através de um vasto programa de animação promovido em parceria com os 24 municípios do Minho. A animação contempla desde a promoção de grandes eventos como a apresentação da 17ª Bienal de Cerveira; “Sons do Vez” com atuação do Grupo “Hot Pink Abuse”, até aos tradicionais ranchos folclóricos e tocatas de concertinas (ver programação). Todos os dias da feira, pelas 17h00, haverá também um momento, “Minho IN Happy Hour”, envolvendo uma degustação de produtos locais acompanhada de provas de vinho verde da região, numa ação de promoção inserida no projeto PROVE MINHO IN.
Para mais informações consulte o nosso site www.minhoin.com ou siga-nos através do Facebook.

Programação BTL 2013

Dia 27 de fevereiro
• 16h00 - Vizela - Apresentação do projeto “Vizela Chef app”
• 16h30 - Vizela – (i) Apresentação do “Bolinhol numa nova roupagem”
• 17h00 – “Minho IN Happy Hour” (degustação de produtos locais)
• 20h00 – Comemoração do 25º aniversário da BTL 2013, no Centro de Congressos de Lisboa

Dia 28 de fevereiro (Dia do Minho)
• 13h00 - Melgaço e Monção – Provas de vinhos produzidos pela sub-região de Monção e Melgaço; fumeiro tradicional; broa, biscoitos, compotas e licores.
Distribuição de folhetos da Rota do Alvarinho e de informação geral sobre a região de Melgaço e Monção, vídeos alusivos aos 2 concelhos
• 14h00 - Vila Nova de Cerveira – Promoção da 17ª Bienal de Cerveira
• 15h00 - ADRIMINHO - Programa Turismo Criativo
• 16h30 - Assinatura de Protocolo “Minho IN – Próximo período de programação dos fundos estruturais 2014-2020”

Dia 1 de março
• 13h00 às 18h00 - Vila Verde – Workshop “Lenço dos Namorados. Escritas de amor”
• 13h30 - Amares – Prova de Vinhos Verdes de Amares, acompanhada por uma degustação de doces com base de laranja de Amares, licores, etc.
• 14h30 - Vieira do Minho – Apresentação pública dos bungalows do parque de campismo da Cabreira e Teleski/Albufeira do Ermal + prova gastronómica
• 15h00 às 17h00 – Apresentação do produto Turismo de Natureza – ADERE PG
• 17h00 – “Minho IN Happy Hour” (degustação de produtos locais)
• 17h00 – Apresentação da Porta do Mezio - Promoção dos “Sons do Vez” com atuação do Grupo “Hot Pink Abuse”