Ir para o conteúdo

Workshop da CIM Alto Minho promove comunicação inclusiva e livros em multiformato em dia duplo de celebrações

2023-09-21
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) está a organizar um evento que destaca a importância da comunicação inclusiva e a inovação na produção de livros acessíveis. Assim, no próximo dia 25 de setembro, às 18h00, realiza no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo um workshop sobre "A Importância da Comunicação Inclusiva", que contará com a presença de várias autoridades, representantes de organizações sociais e especialistas na área da inclusão. 

Esta iniciativa não só pretende debater experiências e desafios relacionados com a acessibilidade e inclusão neste território, como integra no seu programa a apresentação pública de dois livros em multiformato: "A Flora e a Carta mais Importante do Mundo" e "Lendas do Alto Minho". Com o lançamento destas publicações a CIM Alto Minho assinala o Dia Internacional das Línguas Gestuais, que se celebra a 23 de setembro e que foi estabelecido pela ONU como forma de reconhecer e valorizar as línguas gestuais na plena realização dos direitos humanos das pessoas surdas.

Além disso, o dia 25 de setembro marca a primeira celebração em Portugal do Dia Nacional da Sustentabilidade, data em que se assinala também a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU. O livro "Flora e a Carta Mais Importante do Mundo" representa um contributo significativo para esta causa, mostrando como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de educação e sensibilização para a consciencialização ambiental.

Estes livros multiformato, desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, têm a capacidade de reunir, num único exemplar, diferentes formatos que oferecem múltiplas opções de leitura. Com texto aumentado, braille, imagens em relevo (para crianças cegas ou com baixa visão) e pictogramas (para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza), estes livros estabelecem um novo padrão de acessibilidade. Contêm, também, um Código Quick Response (QR Code), que remete para o site onde o mesmo conteúdo está disponível nas versões de audiolivro, vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e audiodescrição das imagens/ ilustrações, tornando-os verdadeiramente inclusivos e acessíveis a uma ampla gama de leitores.

O desenvolvimento deste conceito de livro em multiformato baseou-se no princípio do Design Universal das Aprendizagens (DUA). O trabalho da coordenadora do CRID, Célia Sousa, foi essencial na realização deste projeto inclusivo.

Na sessão de abertura deste evento estão previstas as intervenções de Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, e de Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Em seguida, a palestra principal intitulada "A Importância da Comunicação Inclusiva" será proferida por Célia Sousa, docente e coordenadora do CRID do Politécnico de Leiria e Investigadora Integrada do Centro de Investigação Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

O evento será enriquecido com um momento musical proporcionado pela Companhia de Artes Performativas em Movimento, da APPACDM de Viana do Castelo, e contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para garantir a acessibilidade a todos os participantes. 

Esta iniciativa está enquadrada no projeto "Plano de Ação ITI Alto Minho 2030”, que é apoiado pelo POAT - Programa Operacional Assistência Técnica.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi