Sábado 13 de Agosto, 2022
pesquisa
# # #
#
Bem-vindo
Bem-vindo ao site da Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM). Um espaço de partilha de informação sobre as atividades da RIBAM, de promoção do livro e da leitura e um ponto de encontro para profissionais da área da informação e da documentação. Conheça a nossa rede e as bibliotecas que a constituem! A partir deste espaço poderá também aceder ao nosso catálogo coletivo documental.
  • PT
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Notícias



Bibliotecas municipais de Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira no próximo fim-de-semana os Encontros Literários do Alto Minho - “As palavras que nos unem”
2022-04-27


No próximo fim-de-semana, realizam-se em Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira os Encontros Literários do Alto Minho “As palavras que nos unem”, numa organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em colaboração com a RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho, no âmbito do projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos”.

Com uma programação que privilegia conteúdos em multiformato, como audiodescrições do programa, traduções em braille e em língua gestual, de forma a proporcionar a participação e a integração de diferentes públicos, estes encontros pretendem, por um lado, juntar à conversa diferentes autores portugueses, unindo todos os públicos em torno dos livros, e, por outro, sensibilizar para a necessidade de promoção de uma cultura acessível e inclusiva no âmbito da atividade de programação cultural.

No dia 29 de abril, sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, o escritor Rui Zink encontra-se, a partir das 10h00, com um público infanto-juvenil para abordar três dos seus livros: um livro para a coleção Meninos Especiais, sobre a síndrome de Pitt Hopkins - “Que Aventura Ser Matilde”, outro sobre a Doença de Alzheimer - “O Avô Tem Uma Borracha na Cabeça, e “O Aníbaleitor”, mais adequado para adolescentes, sendo um livro de incentivo à leitura.

Pelas 14h30, haverá um momento com a Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, onde os elementos desta associação trarão as suas memórias, experiências, textos e poemas para partilhar. À noite, a partir das 21h30, Renato Filipe Cardoso junta-se a Rui Zink para uma conversa designada “Escrever Contar o Medo”. Num dos seus últimos livros, justamente “A Instalação do Medo”, Rui Zink aborda a necessidade de alimentar este sentimento para a sobrevivência de um país, bem como o medo que está instalado em todos nós. Renato Filipe Cardoso faz da poesia uma forma de intervenção, usa a voz como ferramenta de eleição e divulga poesia como panaceia contemporânea entre a televisão, a rádio e os livros.

Os encontros literários continuam no dia seguinte (30 de abril), na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, pelas 11h00, com o jornalista Mário Augusto, um apaixonado pela sétima arte que já entrevistou muitos atores e atrizes de Hollywood e que irá desvendar algumas descobertas e contar histórias do cinema. Pelas 15h30, haverá uma atuação da Tuna da Unisénior - Universidade Sénior de Cerveira e, às 16h00, é inaugurada a exposição artística “Se a Memória não me Falha”, do curso de pintura da Unisénior. A seguir, pelas 16h30, Mário Augusto e Álvaro Laborinho Lúcio juntam-se num momento de conversa, intitulado “A Perspetiva de Quem Conta”, encerrando esta primeira etapa dos Encontros Literários “As palavras que nos unem”. João Morales fará a moderação de todas as sessões.

Os livros dos autores que participam nestes encontros encontram-se à venda nos locais das sessões, disponíveis para empréstimo em todas as bibliotecas municipais do Alto Minho e, em formato acessível para pessoas com necessidades especiais, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Em outubro terá lugar a segunda etapa dos Encontros Literários do Alto Minho “As palavras que nos unem”, abrangendo os concelhos de Melgaço, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura, cuja programação será, a seu tempo, divulgada.

Esta iniciativa corresponde a uma das atividades do projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos”, que está a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho e cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, tendo como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.