Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho inicia processo de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) do Alto Minho

2020-03-10

O Alto Minho foi galardoado com a Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), pela Federação EUROPARC, em 2015, estando, atualmente, em processo de avaliação da implementação da CETS, bem como de renovação do galardão. Neste sentido, na passada sexta-feira dia 6 de março, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito da avaliação da CETS do Alto Minho promoveu duas reuniões de trabalho, com a equipa técnica do projeto (ETP) e com o fórum permanente de turismo sustentável (FPTS), que congrega todas as entidades e agentes locais interessados (públicos e privados) no processo de elaboração da CETS.

Estas reuniões de trabalho serviram para a CIM Alto Minho, em conjunto com a Ponto Natura, a empresa consultora que tem vindo a apoiar todo este processo desde a candidatura à Federação EUROPARC, fazer o ponto da situação da Carta Europeia de Turismo Sustentável e da necessidade de se avaliar o que foi implementado/ desenvolvido ao longo destes anos na Fase I da CETS (referente ao destino/ território Alto Minho), e definir o novo plano de ação (2021-2024). Foi, ainda, abordada a metodologia inovadora de implementação da Fase II, que culminou com o reconhecimento do consórcio composto por 11 empresas locais que trabalham em prol da sustentabilidade do território.

Além do ponto da situação e da necessidade de colaboração dos elementos da ETP e do FPTS para a avaliação do processo da CETS 2015-2019 (+2020), foram abordados os procedimentos a desenvolver até ao fim do ano, para revalidação do galardão e para a dinamização das atividades do consórcio de empresas da Fase II da CETS, com o intuito de, simultaneamente, se definir o Plano de Ação CETS Alto Minho 2021-2024. Os procedimentos de apoio à avaliação da CETS passam por inquéritos de avaliação online e pelo preenchimento de fichas de avaliação do plano de ação 2015-2019 (+2020).

Os inquéritos de avaliação do plano de ação 2015-2019 (+2020), destinados aos membros da equipa técnica e fórum permanente de turismo sustentável vão estar online a partir da próxima semana até 31 de março. Após essa data, será realizado o respetivo tratamento estatístico, com o objetivo de avaliar qualitativamente a evolução do território do Alto Minho nos últimos cinco anos no seu caminho rumo à sustentabilidade da sua atividade turística.

As fichas de avaliação do plano de ação 2015-2019 (+2020) vão ser preparadas e enviadas até ao fim do mês de março, as quais devem ser completadas até abril do corrente ano, para que em maio se faça uma reunião individual de encerramento do processo com cada um dos principais promotores das ações com o intuito de fechar o processo de avaliação do plano de ação e, simultaneamente, começar a delinear o plano de ação 2021-2024. A CIM Alto Minho, conjuntamente, com a Ponto Natura, realizará ainda, até finais de 2020, uma série de reuniões da ETP, bem como rondas temáticas com o intuito de consolidar e fechar o plano de ação 2021-2024 e o dossier de reavaliação da CETS Alto Minho. 

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi